sexta-feira, 10 de maio de 2013

Como cuidar das minhas bijus e evitar o oxidamento?


Olá meninas, esses dias eu tava procurando uma maneira de conserva minhas bijuterias pois por mais baratinhas que sejam merecem cuidados especiais ,sempre estou comprando alguns anéis,pulseirinhas,colares, brincos de metal e muitas vezes acabo me apegando mais infelizmente com um tempinho acaba empretecendo, ou ficando com aquele mal cheiro de metal oxidado. Resolvi então procurar uma maneira de conservar as minhas bijus e mante-las comigo até a hora que eu determinasse que ela sairia de cena não ela mesma. Achei dicas muito legais e vim compartilhar com vocês ,gostaria de agradecer também ao blog ouse ser quem você é, pois foi através desse blog que eu descobri essas dicas divinas. Vamos lá então!

A blogueira Mara Ester afirma que tem peças super antigas, em perfeito estado (espero que agora com os cuidados que minhas peças vão ter durem esse tempo...rsrsrs) !



Evite:

- Passar cremes, perfumes, pomadas, bronzeadores ou outros cosméticos. Deixe o produto absorver bem e só depois coloque suas bijuterias.
Lavar as mãos ou a louça usando anéis – sabão, sabonete e detergente possuem componentes químicos que podem danificar suas peças. Além disso, alguma pedra pode acabar soltando.
- Pelos mesmos motivos descritos acima evite tomar banho com suas bijus.
Atividades manuais que possam atritar a peça riscando-a ou amassando-a.     
Manipular qualquer tipo de tinta, inclusive de cabelos, ou produto químico abrasivo. Cuidado com a acetona e com os removedores de esmalte.
- Usar bijuterias de metal banhadas na praia. O sal pode corroer e a areia arranhar.
O cloro da piscina também pode estragar suas peças.
Praticar esportes. Os aparelhos usados podem arranhar ou riscar e o suor pode danificar.

Como guardar:

- Procure guardar todas as suas peças separadas e em lugares forrados com tecido ou papel de seda. Evita que embaracem, o que dificulta a escolha e pode causar rompimento de alguma peça e evita também o atrito constante, que pode ocasionar riscos ou mesmo quebrar materiais mais sensíveis.
Colares compridos devem ser guardados de preferência pendurados. Evita que “embolem” e fica mais fácil de escolher, sem correr o risco que algum rompa na hora de desembolar.
- Tenha cuidados especiais com colares que possam deformar ou riscar quando guardados pendurados.
- Pérolas são muito frágeis e riscam facilmente. Se guardar vários colares juntos envolva cada um em papel de seda ou coloque em saquinhos de tecido.
Como limpar:

Mas por que limpar as bijuterias? Bem, em princípio elas realmente não sujam, no entanto, eventualmente podemos esquecer e usar algum produto cosmético que pode estragá-las.
Na verdade o grande “vilão” é o suor, que é ácido e pode corroer o banho dos metais. Sempre que uso colares ou pulseiras de metal e acho que transpirei um pouco mais tenho o hábito de limpar as peças seguindo as dicas abaixo.

- Limpe suas bijuterias com uma flanela macia, friccionando levemente para dar brilho, mas cuidado se tiver pedras coladas, pois poderão soltar.
Peças em metal podem ser lavadas com água e sabão neutroSeque bem e depois faça um polimento com flanela. NUNCA DEIXE DE MOLHO.
Peças que tenham pedras artificiais ou sintéticas como zircônias e cristais podem ser lavadas rapidamente em água fria e depois devem ser BEM secas. NUNCA deixe de molho ou faça uma lavagem demorada porque a cola que prende as pedras pode amolecer.
Não use esponjas de aço ou qualquer outro abrasivo (polidores, pasta de dentes, cloro etc) para dar brilho. Exceto peças de prata que podem ser limpas com produtos adequados.
Pérolas, corais e turquesas são pedras porosas que absorvem água. Devem ser limpas apenas com uma flanela seca.
Bijuterias que tenham banhos de metal dourado ou prateado NÃO DEVEM ser limpas com aquelas flanelas apropriadas para limpar joias que vêm com produto polidor. O polidor acaba retirando o banho e estragando sua peça. Apenas peças de ouro ou prata maciça podem ser polidas com essas flanelas.
DICA!!!

É muito comum usarmos aquele brinco ou anel cheio de pedrinhas e de repente percebermos que está faltando alguma. Dá uma tristeza/raiva, não é mesmo? Para evitar que as pedrinhas caiam uso um truque que aprendi faz tempo e que funciona mesmo!
Passo uma camada fina de esmalte incolor em cima da pedra! Serve de proteção e a pedra não sai.

ATENÇÃO:
passe somente em pedras que tenham brilho como cristais ou similares. Podem ser coloridas mas não podem ser foscas. Não passe em pérolas, turquesas ou corais. 
- use esmalte incolor ou o alto brilho. Tenho preferido usar o alto brilho porque seca mais rápido e facilita a aplicação.
- o esmalte/brilho deve ser de preferência novo. Não pode estar grosso.
- passe somente na pedra, o metal pode ficar marcado.
- passe uma camada bem fina.
não passe em pedras grandes porque pode aparecer ou ficar marcado.
não faça esse processo em peças que tenham garantia ou assistência da loja em caso de algum problema.


Na verdade faço isso naquelas bijuterias mais baratinhas, que amo muito rsrrs, mas que não dá para confiar na cola usada.
Bijuterias de mais qualidade, mesmo que não tenham garantia evito.

Espero que você tenham gostado das dicas, e qualquer duvida pode perguntar viu :)

Beiijoo Gaby Menezes

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário